8 SINAIS DE QUE VOCÊ PODE ESTAR EM UM RELACIONAMENTO COM UM NARCISISTA
É possível detectar um narcisista?

Um jogo extremamente cruel e de difícil percepção, o CICLO DE ABUSO NARCISISTA causa danos psíquicos, orgânicos, energéticos e espirituais em quem vive essa experiência. Acreditando estarem vivendo um amor de outras vidas, vítimas perdem suas identidades, referências, autoestima e amor próprio quando são descartadas por seus abusadores.
Sem empatia, portadores do Transtorno de Personalidade Narcisista estão o tempo todo em busca de admiração e transformam as pessoas com quem se relacionam em fontes de suprimento. Com um inflado senso de grandiosidade, superficialidade e egocentrismo, narcisistas não se responsabilizam por suas ações, projetando em suas vítimas um enorme sentimento de culpa.
Embora pesquisas apontem uma maior incidência em homens, trataremos por narcisista o portador do Transtorno de Personalidade Narcisista, assim como a pessoa que sofre o impacto da relação com o abusador de vítima, por uma questão de concordância gramatical, sem qualquer alusão ao gênero.
Mas será que é possível reconhecer então um narcisista logo de cara?
Como saber se é um narcisista?
Fácil não é. Manipuladores, narcisistas fazem um jogo muito bem feito. Além do mais, um diagnóstico só pode ser feito por um psicólogo ou psiquiatra que esteja acompanhando regularmente essa pessoa. Mas existem alguns sinais que podem dar indícios de que você pode estar entrando nesse tipo de relação:
INTUIÇÃO – Acredite, a mais importante é a sua intuição. Ela vai tentar te avisar que existe algo de errado. Sua voz interior vai tentar te avisar. A energia é densa, baixa e inevitavelmente você vai sentir isso. Escute sua voz interior, ela está tentando te salvar.
VELOCIDADE E INTENSIDADE – Logo no início, todas as vontades e necessidades da vítima serão atendidas pelo narcisista, como se uma pessoa perfeita tivesse surgido. Tudo parece absolutamente perfeito. O narcisista vai ter urgência em te convencer desse amor.
ROUBO DO TEMPO – Narcisistas ocupam o tempo da vítima, que deixa de dar atenção para os amigos, trabalho ou até mesmo dormir e tomar banho decente. O foco da vítima fica completamente voltado para o narcisista.
VITIMIZAÇÃO – Narcisistas se vitimizam e chegam na vida da nova vítima contando histórias terríveis, colocando em seu colo toda a responsabilidade da sua felicidade. Como se finalmente agora alguém tivesse a capacidade de satisfazê-lo.
ISOLAMENTO – Narcisistas isolam suas vítimas e normalmente isso é feito sob o pretexto de zelo. Afasta-la dos amigos e familiares é fundamental para poder intensificar o ciclo de abuso e deixa-la sob seu domínio. Em pouco tempo a vítima provavelmente vai ser convencida a sair das redes sociais.
A EX LOUCA – Narcisistas normalmente se referem às pessoas que se passaram pela sua vida como sendo loucas e que ainda vivem atrás dele. Muitas vezes a "ex louca" ainda está presa ao ciclo ou na realidade está fugindo dele.
INVEJA – Narcisistas são invejosos e a vítima é alvo dessa inveja. Ao mesmo tempo que ele faz um elogio, faz uma crítica, num jogo de morde e assopra. Fala mal das pessoas como se elas não merecessem ter a vida que tem.
MENTIRAS – Narcisistas mentem e quando são confrontados punem suas vítimas com o TRATAMENTO DE SILÊNCIO, um castigo doloroso e avassalador que faz com que elas silenciem diante de qualquer dúvida.
Diante disso, é possível conviver com um narcisista?
A grande dor de uma pessoa que se relaciona com um narcisista é perceber que uma mentira foi criada, que tudo não passou de uma ilusão. Muitas vezes uma dependência se estabelece e a dificuldade de sair da relação é muito grande. Infelizmente, inevitavelmente você será drenado caso tenha entrado em um relacionamento desse tipo. Para o seu bem e da sua saúde mental, o melhor é se afastar, fechar as portas de comunicação e procurar ajuda psicológica para se recuperar.
O CONTATO ZERO (ou o Método PEDRA CINZA para aqueles que ainda precisam manter algum tipo de contato) é o meio mais eficaz para a saída do ciclo.
O conteúdo apresentado não serve para um diagnóstico. Caso tenha dúvida sobre a necessidade de um diagnóstico, procure ajuda médica e psicológica, pois esse curso não substitui o acompanhamento por profissional habilitado.

